NOTÍCIAS

INÍCIO >> NOTÍCIAS

Saiba como fazer uma hortinha em casa

Em vasos, jardineiras ou canteiros, as mini-hortas funcionam muito bem em varandas e jardins. Além de serem livres de agrotóxicos, elas deixam o ambiente mais alegre e cheiroso. VEJA selecionou cinco temperos de fácil manejo em casa – todos requerem pelo menos quatro horas de sol por dia, rega de, no mínimo, três vezes por semana e solo adubado.
 

noticias-hortinha-alecrim

Alecrim
Como plantar: como na fase adulta se torna um arbusto, escolha um vaso de pelo menos 30 centímetros de altura. A colheita dos galhinhos deve ser feita com uma tesoura de jardinagem, para não tirar lascas nem machucar a planta.
Quanto tempo dura em média: dez anos.
Uso na cozinha: com um sabor acentuado e seco, não é apropriado para temperar pratos suaves, como peixes, por exemplo. Pelo mesmo motivo, combina com alimentos como cordeiro, porco e ovelha. Serve também para incrementar batatas rústicas (com casca) e vinagres aromatizados.

 

noticias-hortinha-cebolinha

Cebolinha
Como plantar: mais suscetível ao ataque de pulgões, adapta-se a solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Pode ser colhida até quatro vezes, rebrotando fácil e rapidamente.
Quanto tempo dura em média: seis meses.
Uso na cozinha: vai bem em sopas, consomês, molhos, saladas e pratos de carne e de peixe com legumes crus.

 

noticias-hortinha-manjericao

Manjericão
Como plantar: prefira vasos grandes, com no mínimo 30 centímetros de altura. Como as flores roubam o aroma das folhas, a dica é cortar seus botões.
Quanto tempo dura em média: dois anos
Uso na cozinha: combina com massas, sopas, molhos, saladas, linguiças e vinagres aromatizados.

 

noticias-hortinha-salsinha

Salsinha
Como plantar: prefira vasos ou canteiros pequenos. Na hora de colher, o segredo é cortar o galho e não apenas as folhas, deixando-o a um ou dois dedos de distância do solo. Rebrota até quatro vezes.
Quanto tempo dura em média: seis meses.
Uso na cozinha: perfeita em molhos, sopas e consomês. Fica bem na decoração de pratos.

 

noticias-hortinha-hortela

Hortelã
Como plantar: colha sempre as pontas em crescimento para estimular os brotos. Não pode ser plantada com outras ervas no mesmo vaso, pois suas raízes agressivas matam as outras espécies. Depois de quinze dias do plantio, já pode ser colhida.
Quanto tempo dura em média: um ano.
Uso na cozinha: pode ser adicionada à água, durante o cozimento de batatas e ervilhas, na preparação de molho para cordeiro e em bebidas frias, sucos e chás.

 

Cinco regras de plantio
1. Use pedaços de telha no fundo de vasos ou jardineiras para evitar o entupimento dos furos por onde a água escoa. Em seguida, coloque uma camada fina de argila e outra de areia. Complete com terra misturada a compostos orgânicos.
2. A terra precisa receber adubo a cada quarenta dias ou toda vez que for feita a poda. Use compostos orgânicos como húmus de minhoca, bokashi, farinha de osso ou torta de nim.
3. Para não errar na quantidade de água, coloque o dedo na terra antes de regá-la. Plantas encharcadas não se desenvolvem e ficam mais suscetíveis à ação de pragas.
4. Prefira canteiros a vasos: eles têm melhor drenagem devido ao solo vivo e à profundidade. Se optar pelo vaso, faça furos embaixo dele.
5. Use, a cada quinze dias, repelentes à base de extrato de citronela, alho ou pimenta-malagueta. Eles são encontrados em lojas de jardinagem, mas podem ser feitos em casa. A receita é simples: basta misturar 100 gramas de um desses ingredientes a 1 litro de água, depois de fervida. Uma vez fria, borrife a mistura sobre a planta. O óleo de nim também é ótimo repelente natural.

Especialistas consultados: o engenheiro agrônomo Marcelo Noronha, da consultoria Minha Horta; a chef de cozinha Valérie Lafay e as consultoras Silvia e Sabrina Jeha, do viveiro Sabor de Fazenda; e as empresas Regatta Tecidos, Mac, Casual, Saccaro e Brasil Post. Fonte Veja.com

PONTOS DE VENDA

Supermercado Verdemar Via Brasil Martplus TrigoPane Bonssima Morini

Depoimentos

  • "Sinto segurança comprando do Recanto da Lua, se algo der errado sei como reclamar na hora e ser atendida." ...
  • Mariângela – Professora
  • "Comprei um moranguinho na jardineira do Recanto da Lua há 4 meses e estou colhendo até hoje."...
  • Maria de Lourdes – Arquiteta
  • "Com os "picadinhos" do Recanto da Lua não tem nenhum desperdício, aproveito tudo."...
  • Marlene – Bancária
  • "A qualidade e praticidade dos produtos processados do Recanto da Lua é tudo de bom." ...
  • Tereza – Publicitária
  • "Olha só. Basta abrir a embalagem e está pronto para consumo."...
  • Adélia – Culinarista